terça-feira, junho 30

O Fim do Windows XP

Diga adeus ao XP

Microsoft dá uma data para o fim oficial do sistema operacional

Usuários do sistema operacional Windows XP, da Microsoft, podem começar a contagem regressiva. A empresa de Bill Gates anunciou o dia 31 de janeiro de 2010 para o fim oficial do XP. A data é o prazo final dado pela empresa para que fabricantes de computadores não vendam micros com o antigo sistema operacional, além de parar de repassar ao varejo cópias em caixas do sistema. Quem comprou Windows Vista Business e Ultimate e quiser fazer o "downgrade" para o XP, terá até o dia 31 de julho de 2009.

A empresa já adiou há um ano a retirada do XP, agora que está trabalhando em uma nova versão de seu sistema operacional - chamada, por enquanto, de Windows 7, e não deve voltar atrás. "Acredito que, desta vez, o prazo não será prorrogado", afirma Alessandro Belgamo, gerente geral da divisão de Windows para negócios da Microsoft Brasil.

Estimativas do grupo de pesquisa de mercado IDC indicam que 60% dos computadores particulares e 70% dos utilizados em empresas ainda funcionam com o XP. Benjamin Gray, analista do Forrester responsável pelo estudo "Como o Windows Vista balançará o setor de sistemas operacionais corporativos", lançado em novembro de 2007, diz que os clientes corporativos usam o Windows 2000 e o Windows XP, nos últimos quatro anos, por serem amplamente testados. "Esses sistemas provaram ser bons o suficiente, dificultando ainda mais a entrada do Windows Vista em muitas companhias", diz o analista.

Alfredo Pinto de Mendonça Neto, sócio diretor da Imexis, consultoria especializada em tecnologia, concorda com a opinião de Gray. Ele diz que a adoção do Windows Vista também foi mais lenta pelo fato de o sistema não ser compatível com periféricos (scanner e impressoras, por exemplo) já utilizados pelas empresas. O que levou à compra de códigos operacionais (drivers) para fazer com que as máquinas funcionassem. Além disso, Mendonça Neto atribui a necessidade de investir em computadores mais potentes como um empecilho para a entrada do sistema operacional. "Isso ocorreu também no lançamento do (Windows) XP", afirma ele. "Por isso, para quem ainda não trocou de sistema, vale começar a planejar essa mudança de forma gradual, para não ter problemas futuros."