sábado, fevereiro 19

Maré Alta

Belém se prepara para as grandes marés

 Hoje a Defesa Civil Municipal começa o trabalho de prevenção para as chuvas, que neste final de semana irão coincidir com o fenômeno da Maré Alta, em Belém.  Por meio da ação, a Defesa Civil pretende alertar a população para os transtornos provocados pelos alagamentos e minimizar os impactos provocados pela subida das águas, que pode chegar a 3,8 metros acima do normal.
 À tarde, cerca de 30 técnicos e voluntários começam a percorrer os pontos considerados críticos em relação a alagamentos neste período de fortes chuvas e marés altas.  A panfletagem começará pelo Complexo Ver-o-Peso, Feira do Açaí, avenida Doca de Souza Franco e pela área portuária, no perímetro da avenida Marechal Hermes.

O material distribuído traz informações sobre como evitar transtornos durante as fortes chuvas, principalmente nas áreas afetadas pela cheia da maré.  Entre as dicas da Defesa Civil, estão a limpeza de telhados e calhas, destinação correta do lixo e entulho, orientação para não despejá-los nas ruas e nos canais, pois pode provocar o entupimento dos bueiros e o não escoamento da água da chuva.
 No panfleto também constará os dias e horários em que as marés altas irão acontecer nos meses de fevereiro, março e abril.  A cheia pode ser agravada pela chuva, comum nesta época do ano.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Mário Chermont, o fenômeno das marés pode ou não alagar os pontos considerados críticos.  Por isto, informou que o órgão está de sobreaviso.
 Em caso de alagamento, os cidadãos podem acionar o Centro Integrado de Operações (Ciop) pelo 190, o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil Municipal pelos telefones 3242-5332 ou 3283-4103.
Fonte: Globo Amazônia